Saúde Negra Importa acontece no dia 28 de outubro levando vários serviços gratuitos à comunidade Alto da Maravilha
Conscientizar e mobilizar os profissionais da área da saúde às necessidades da população negra. Este é o objetivo da 2ª Edição do projeto Saúde Negra Importa, que será realizada na sexta-feira (28), a partir da 8h, na Creche Fernando Dantas, na comunidade remanescente de quilombo Alto da Maravilha/Mutirão, em Senhor do Bonfim. A ação é uma iniciativa do Coletivo Negritude em Movimento, com apoio da Faculdade Ages, que integra o Ecossistema Ânima.
Especialista e pesquisador sobre a Saúde da População Negra, durante o evento, o médico Fleury Johnson vai realizar consultas via Telemedicina. Também acontecerá o sorteio de uma viagem para Morro do São Paulo, ofertada pela Agência de Viagem Drikabeltur; limpeza de pele com peeling de diamante no Espaço Kelly Harli; turbantes para penteados da Irecê Bijoux; realização de exames de sangue pela equipe do laboratório NewLab, curso de automaquiagem para pele negra, dentre outros sorteios.
Em comemoração ao Dia Nacional Pró-Saúde da População Negra, celebrado todos os anos em 27 de outubro, também haverá atrações culturais; vacinação; orientação nutricional; atividades de educação em saúde e práticas voltadas ao empoderamento negro. Também será servido um café da manhã.
“Em 2021, a primeira edição do evento contou com a colaboração da equipe da Atenção Básica. Como fruto desse momento, o registro da ação foi publicado nos Anais do Congresso Nacional dos Acadêmicos de Enfermagem com o relato desta experiência intitulada Ações de Enfermagem na Comunidade Quilombola Alto da Maravilha em Senhor do Bonfim”, lembra Tayana Sá, professora de Tecnologia da Informação da Ages, ao afirmar que, “nesse ano, o evento também será um sucesso”.
A iniciativa envolve o Coletivo Negritude em Movimento, formado por alunos da instituição em Senhor do Bonfim e a professora Tayana Sá, tendo o apoio da Equipe de Estratégias de Saúde da Família do Mutirão; profissionais de saúde da Ages Senhor do Bonfim; sociedade civil organizada e do comércio local.
Programação
08h - Abertura com café da manhã, atração cultural e zumba;
08h30 às 12h - Palestras sobre doenças prevalentes na população negra;
- Aferição dos Sinais Vitais (PA, HGT);
- Orientação Nutricional com a nutricionista e prof.ª da Ages, Ana Paula;
- Realização de exames de sangue ( NewLab);
- Testes rápidos para ISTs;
- Orientações para prevenção de Pé Diabético com a enfermeira e prof.ª da Ages, Bárbara Bispo;
- Massagem (Fisioterapeutas convidados);
- Design de sobrancelha (profissionais voluntários);
- SPA dos pés;
- Vacinação ( APS);
- Orientações sobre câncer de mama e de próstata;
- Palestra sobre Impacto do Racismo nas crianças e adolescentes da comunidade;
- Penteados afros;
- Corte de cabelo masculino.
Ages 40 anos
A Ages nasceu há 40 anos com o objetivo de levar educação de qualidade para o interior do Nordeste e dar oportunidades para pessoas que muitas vezes não tinham nem o direito de sonhar. Com suas raízes fincadas em Paripiranga (BA), a instituição também marcou seu lugar nos municípios baianos de Tucano, Jacobina, Irecê e Senhor do Bonfim e na cidade sergipana de Lagarto. Em 2019, a Ages se integrou à Ânima Educação, ecossistema com mais de 300 mil alunos e quase 20 anos de história.
E para celebrar as quatro décadas alcançadas em 23 de maio de 2022, a Ages lançou um site comemorativo que traz curiosidades, histórias e fatos sobre egressos e colaboradores. A campanha comemorativa ainda contou com um podcast com histórias reais de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pela educação: o “Falou Shippou” está disponível nas plataformas YouTube e Spotify.
(Participei do Falou Shippou, pode colocar o meu?)
Acesse o site comemorativo: https://ages.edu.br/40anos/
Assista aos episódios do Falou Shippou no YouTube: https://youtu.be/P4YFtYz3yz8
Ouça os episódios do Falou Shippou no Spotify: https://spoti.fi/36AmLqm.
Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com aproximadamente 350 mil pessoas, composta por mais de 332 mil estudantes e cerca de 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 570 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
Em 2021, a Ânima conquistou o 1º lugar no setor serviços e ficou na 45ª posição no ranking das 150 empresas mais inovadoras do Brasil pelo Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC. Além disso, foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.